Cenografia
É "a arte de criar cenários" e está ligada ao teatro, cinema e televisão. Ela organiza todo o espaço cênico onde as ações dramáticas são encenadas.
- A
cenografia deve ser pensada para ir além do impacto visual. Precisa despertar sensações, emocionar e promover experiências. -
Pode se
dizer que o teatro surgiu na pré história . Ele nasceu da forma circular
definida pelo público que se posicionava
em torno do espetáculo primitivo (sem nenhum estrutura). O Xamã (instrumento de ligação entre a natureza mística e o ser humano) era o
personagem. A cenografia está ligada a esses rituais xamanicos pelo uso de
ornamentos, sejam eles usados como
instrumentos de cena como fogo, fumaça ou enfeites de penas e peles de
animais. Além de edifícios teatrais como cabanas com pouca iluminação, em que o
sol adentrava através de pequenas aberturas fazendo assim o papel de refletores
naturais. Criando efeitos cenográficos na cena.
O termo
cenografia nasce no século V a.C., nos textos gregos de Aristóteles e servia
para embelezar a Skené (cena). Mais tarde , seria encontrado textos em latim
de Vitrúvio que foram traduzidos no período do renascimento e a cenografia
passou a designar a perspectiva no espetáculo teatral.
Mais tarde a
cenografia foi absorvida pelo TEATRO ocidental, ganhando texto e dramaticidade,
que o distinguiria das manifestações religiosas e da dança de outras regiões.
Eram usados vestimentas e máscaras para representar personagens.
A Cenografia existe desde o
espetáculo teatral da Grécia antiga, porém, em cada época teve um significado
diferente, dependendo da proposta do espetáculo.
^ O teatro
como toda arte, está totalmente relacionado com o meio social onde surge, e
portando, ^ é definido conforme o pensamento da época.
O teatro ocidental teve origem na Grécia entre
os séculos VII e VI a. C. Ele surge das festas dionisíacas, realizadas em
homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho, do teatro e da fertilidade). Essa
festividade acontecia uma vez por ano, duravam vários dias e era composta por
rituais sagrados, procissões e recitais, era o período em que se fazia a
colheita do vinho naquela região. Um dos participantes desse ritual sagrado
resolveu vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uva e subiu no tablado
na praça pública dizendo ser o Dionísio.
- seu nome
era Téspis e ele foi considerado o primeiro ator na história ocidental. -
As
representações teatrais eram feitas ao ar livre e em construções inicialmente
feitas de madeira e posteriormente ( séc V a.C. ) em pedras. As arquibancadas
eram construídas em encostas naturais em declive do terreno e não havia
divisões de classes sociais. O teatro Grego possuía um caráter religioso
(Dionísio) e era um local de reuniões da comunidade.
- é o modelo para todo teatro ocidental -
ESTRUTURA GREGA
Kôilon – arquibancada
Orkhêstra –
círculo central onde atuava o coro.
Proskênion – palco
Skené – camarins. Era construída de modo que sua
parede era usada como cenário, atrás do prokênion.
Parodos – entrada lateral junto á orquestra.
Teatro Romano
Foram
criadas estruturas maiores e era dividido por classes sociais. Perde o caráter
religioso para dar lugar ao divertimento. O edifício era concêntrico, semicircular
e o circulo central do teatro grego é eliminado, dando lugar a um semicírculo
construído. O proscênio se amplia e o muro que corresponde a skené aumenta,
envolvendo todo o edifício grandioso.
ESTRUTURA ROMANA
Cavea – arquibancada
Orkhêstra – meio círculo
Proskênion – palco
Skené – camarins.
Idade média
Após a queda do império romano, o teatro perdeu força por conta da igreja. Condenavam as representações pagãs e começou a ter caráter místico e religioso, representando um lugar: céu, terra, inferno. Era usado como uma ferramenta de ligação entre o homem e Deus. TEOCENTRISMO. Atuavam dentro das igrejas e as encenações eram sobre passagens bíblicas e questões de moralidade. Aos poucos deixaram o espaço eclesial e a cena migrou para o Pórtico da Igreja e em seguida para áreas públicas, como o pátio da igreja, ruas e praças. Ao sair da igreja o teatro torna se mais cômico, sua função passa do pragmático ao entretenimento. Surge uma nova forma de representação, em que vários cenários eram simultâneos. Nessa época já encontravam objetos cênicos no palco.
Teatro dentro da igreja |
Em espaços públicos |
Renascimento
Diferente do
teatro medieval, que possuía caráter mais religioso, o teatro renascentista
apostou no aspecto popular de caráter cômico e explorou vários temas como -
Antropocentrismo, textos improvisados, linguagem coloquial – Esse tipo de
teatro surgiu na Itália, no século XV e eram apresentados em lugares públicos.
Teatro Italiano |
“Na
Inglaterra o Renascimento trouxe a cena elisabetana, onde o cenário construído
é permanente, e nele podem ser acrescidos alguns elementos cênicos adequados à
encenação” (MANTOVANI, 1989, p. 14). Inspirado no teatro grego e romano. Outra
característica que afasta a produção inglesa do resto do continente europeu é o
alcance social das peças, enquanto na Itália o teatro era feito para a elite,
na Inglaterra todos podiam assistir o espetáculo (príncipes, nobres, artesãos e
camponeses) tendo cada um seu lugar reservado dentro do teatro. Neste período
surgem as misturas de estilos como a comédia, tragédia e o novelesco. O
renascimento Italiano apresentou novos cenários usando três dimensões, pintados
usando a nova técnica desenvolvida da perspectiva, que representava paisagens
urbanas e campestes. SHAKESPEARE
Barroco
Trabalha o
drama e o luxo e eram feitos nos palácios. O barroco trás a perspectiva oblíqua
e os cenários era construído em três dimensões e ricos em detalhes tanto do
cenário quanto nos figurinos. Nessa época também houve a introdução de efeitos
especiais (aparições em alçapões, vôos pelo palco e introdução de luzes). Os
temas das peças eram sobre interações ou descobertas da humanidade – serviam
para informar o público sobre o comportamento adequando ou para fazer critica a
sociedade.
Tornou-se aceita a participação das mulheres nas
produções, tendo os papeis de heroínas.
OBS: Drama
foi o foco principal do estilo barroco, sendo ele no teatro, na arquitetura.
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Nas épocas
seguintes a evolução do teatro e da cenografia seguiu crescendo, então ganhou
novas estruturas, novo formato... seguiu evoluindo como por exemplo na
revolução industrial, que marca a
chegada da locomotiva e da velocidade, ou na fotografia que também mudou
o panorama artístico. O século XIX passa por mudanças que são refletidas nas
novas propostas de cenografia, como a luz artificial e escurecimento da
platéia, favorecendo o palco. E por fim o século XX trás diversos movimentos
dos ismos na Arte Vanguarda e a crença no progresso.
No Brasil
No Brasil o
teatro tem origem com as representações de catequização dos índios pelos
colonizadores, a Companhia de Jesus, ordem religiosa dos Jesuítas eram os
encarregados pela expansão da crença. A cenografia chega então no país com os
gabinetes, influência francesa em 1827 (comédia francesa). Os gabinetes eram
cenários construídos com trainéis formando paredes, janelas e portas que
reproduziam o interior de alguma habitação ou, ainda, podiam ser utilizados
como cenários de telões pintados, colocados no fundo do palco.
Trainel: elemento dos cenários; é feito de uma armação
de madeira geralmente recoberta de pano. É usado na vertical. Pode ser, por
exemplo, o suporte das paredes do gabinete
Flávio de
Carvalho, Santa Rosa, Cyro Del Nero, Flávio Império e Daniela Thomas, entre
outros, trabalharam a cenografia brasileira dos anos 1930 até hoje.
Referências: material de apoio ead Universidade Positivo.
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